Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

FPDA realiza festival de natação abrindo a temporada de competições em Teresina

O evento ocorreu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).


Federação Piauiense de Desportos Aquáticos realizou neste sábado (27) o 1° desafio "10h nadando". O evento ocorreu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e abre o calendário de competições em 2024. Ao todo, seis equipes e aproximadamente 100 atletas participaram.

A competição "10h nadando" desafia seis equipes a manter pelo menos um atleta na piscina durante todo o período de competição. Em uma raia semi olímpica, com 25 metros, os membros de cada time vão se revezando de acordo com suas estratégias ao longo do desafio. Ao entrar na água, devem nadar ao menos 50 metros para ocorrer a troca.

Foto: Mateus Rocha / Correio PiauienseCompetidores no 1° Festival 10h nadando, organizado pela FPDA.
Competidores no 1° Festival 10h nadando, organizado pela FPDA.

 Em entrevista ao CP Esportes, o presidente da FPDA, Luís Gabriel, fez uma projeção da federação e a expectativa em relação ao ano de 2024, e as competições que estão por vir ao longo do ano.

"A expectativa é a melhor possível, iniciando o ano com o 1° festival 10h nadando e buscando impulsionar o nosso número de atletas para que venham participar dos nossos eventos em 2024. Temos várias competições ao longo do ano, e uma muito importante no mês de junho, que é a Milton Medeiros, realizada em Roraima. As seleções de cada estado do Norte e Nordeste estarão no campeonato", afirmou.

Foto: Mateus Rocha / Correio PiauienseManoel Menezes, professor e incentivador do esporte a 47 anos
Manoel Menezes, professor e incentivador do esporte a 47 anos

Com 47 anos na beira das piscinas, o professor Manoel Medeiros é mais um dos incentivadores e organizadores do esporte no estado. O treinador explicou os benefícios da natação e a importância de sua prática para as pessoas.

"Os benefícios são inúmeros, passaria o dia todo aqui contando o quanto melhora a nossa qualidade de vida. O esporte é importante para gestantes, pessoas com problemas cardiovasculares, para quem busca uma terapia. Nadar, além de atividade, é uma terapia e ajuda em todos os sentidos, tanto um jovem como um idoso", afirmou o treinador.

Com o apoio do Governo do Estado do Piauí e de todos os organizadores, a natação piauiense vem se destacando nacionalmente, e uma das atletas destaque é Sophia Campelo, que também conversou com o CP e falou de suas expectativas para as competições regionais e nacionais.

Foto: Mateus RochaSophia Campelo, uma das principais atletas de natação do estado.
Sophia Campelo, uma das principais atletas de natação do estado.

"As expectativas estão altas, estou treinando bem, fazendo academia e me dedicando bastante. Estou focada nas competições nacionais que são as mais importantes, tanto o brasileiro, Jogos Escolares e o Norte/Nordeste. E da mesma forma que no ano passado, creio eu, que vou medalhar nas duas competições", disse Sophie Campelo.

Comente