Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Teresina celebra Dia da Cultura Nordestina com procissão de sanfonas

O evento homenageou Luiz Gonzaga e destacou figuras históricas do Nordeste.


Teresina comemorou o Dia da Cultura Nordestina nesta sexta-feira (2) com a tradicional "Procissão das Sanfonas". O evento celebrou a cultura da região e prestou homenagens ao cantor e compositor Luiz Gonzaga, que faleceu nesta data em 1989.

Com o tema "Do Padim, 180; João do Vale, são 90", a procissão deste ano também celebrou os 180 anos do nascimento de Padre Cícero e os 90 anos do cantor e compositor maranhense João do Vale, que faria aniversário no próximo dia 11 de outubro.

Foto: Agência BrasilProcissão das Sanfonas em Teresina.
Procissão das Sanfonas em Teresina.

A procissão teve início por volta das três da tarde na Catedral de Nossa Senhora das Dores. Dezenas de sanfoneiros, músicos e entusiastas da cultura nordestina participaram do cortejo, acompanhados por bonecos gigantes de Luiz Gonzaga, Padre Cícero, Lampião e Maria Bonita. O cortejo seguiu pelo calçadão da Rua Simplício Mendes, finalizando em frente ao Museu do Piauí.

No local de encerramento, um palco montado recebeu shows e apresentações culturais.

O pesquisador e organizador do evento, Wilson Seraine, destacou que a procissão serve como uma plataforma para a manutenção e reconhecimento do legado de Gonzagão.

Luiz Gonzaga, conhecido como o "Embaixador do Sertão," foi um dos pioneiros do baião, além de ter contribuído para a disseminação de ritmos nordestinos como o forró pé de serra, o xaxado e o xote. Nos anos 1940, ele foi contratado pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, consolidando-se como uma figura central na música popular brasileira.

Comente