Uespi abre 220 vagas para cursos de idiomas para crianças
Inscrições começam dia 4 de abril; aulas serão presenciais e online.
O Departamento de Línguas da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) abriu 220 vagas para cursos gratuitos de idiomas voltados a crianças de 7 a 11 anos. As inscrições acontecem entre os dias 4 e 8 de abril, exclusivamente pela internet. (Veja o edital completo ao fim da reportagem).
São oferecidos cursos nas áreas de inglês, espanhol, francês, Libras e português, com turmas nos níveis inicial e intermediário. As aulas acontecerão em formato presencial e online, o que permite que estudantes de outras cidades também possam participar na modalidade virtual.

Os cursos presenciais serão realizados no Instituto Antonino Freire, no centro de Teresina. Já os encontros online seguirão os horários e cronogramas definidos no edital.
Quem pode participar?
Podem se inscrever crianças com idade entre 7 e 11 anos, nascidas entre 2013 e 2017, que estejam cursando o Ensino Fundamental em 2025.
Das 220 vagas disponíveis, 50% são destinadas a ações afirmativas, divididas da seguinte forma:
- 45% para estudantes de escolas públicas
- 45% para crianças negras (pretas e pardas), indígenas e quilombolas
- 10% para crianças com deficiência
Como se inscrever?
O cadastro e a inscrição devem ser feitos com o CPF da criança. Os pais ou responsáveis legais podem realizar o cadastro antecipadamente pelo site.
As inscrições estarão disponíveis a partir das 12h do dia 4 de abril (sexta-feira) e seguem até o meio-dia do dia 8 de abril (terça-feira).
Documentação obrigatória
Para os candidatos que concorrem pelas vagas de ações afirmativas, será necessário enviar:
- Comprovante de matrícula em escola pública
- Documentos que comprovem etnia (se for o caso)
- Laudo médico (para pessoas com deficiência)
- Documentação pessoal, conforme exigido no edital
Em entrevista ao Correio Piauiense, a coordenadora de cursos livres da Uespi, Rosiana Dantas, destaca o papel social e inclusivo da iniciativa. "A Uespi tem uma visão ampla do contexto educativo, não só para estudantes de graduação, mas também para a extensão. O curso de idioma para crianças amplia a visão delas como cidadãs, promovendo contato com outras culturas e fortalecendo a inclusão, principalmente com Libras, que é fundamental para desenvolver a sensibilidade social desde cedo", explicou.