Enem dos Concursos é adiado após fortes chuvas em RS
O anúncio oficial do adiamento foi feito pela ministra da Gestão, Esther Dweck.
O Concurso Nacional Unificado, conhecido como Enem dos Concurso será adiado em todo o
país. O motivo do adiamento é por conta das fortes chuvas que deixaram o estado do Rio Grande do Sul em estado de calamidade.
O anúncio oficial do adiamento foi feito pela ministra da Gestão, Esther Dweck, e pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, na tarde desta sexta-feira (3).
De acordo com o ministra Ester Dewck , o estado do Rio Grande do Sul e os seus 21 mil candidatos não tem condições de realizarem a prova.
"A conclusão que tivemos hoje é que é impossível fazer a prova no Rio Grande do Sul. O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse a ministra. "A solução mais segura para todos os candidatos de todo o país é o adiamento da prova", acrescentou.
Ainda de acordo com o ministro Paulo Pimenta, em todo o país são mais de 2,5 milhões de inscritos. A principio, a ideia de suspender concurso só para o Rio Grande do Sul, do ponto de vista jurídico, é muito questionavél. A hipótese que existiria é a suspensão total do concurso, a não ser que haja alguma decisão judicial nesse sentido.
No Piauí, mais de 50 mil candidatos irão fazer o concurso de acordo com os dados do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e devem ser afetados se confirmado a mudança.
Chuvas no Rio Grande do Sul
Boletim da Defesa Civil estadual divulgado na manhã desta sexta-feira (3) contabiliza 31 mortes em decorrência das chuvas em todo o estado. Há ainda 74 pessoas desaparecidas e 56 feridos. Até o momento, 235 municípios foram afetados pelos temporais, totalizando 351.639 pessoas afetadas.