Três alunas vão representar o Piauí em evento internacional; veja quem são
Alunas da rede estadual se destacaram com projetos sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Três estudantes do Piauí foram selecionadas para representar o estado na fase nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), que acontecerá em agosto, em Foz do Iguaçu (PR). Elas concorrem a uma vaga na etapa internacional do programa, que reúne jovens de países do Mercosul para discutir temas globais.
As escolhidas foram Ana Vitória Soares Gonçalves, Iulla Walleska Miguel de Souza e Letícia Bianca de Carvalho Gomes, todas da rede estadual de ensino. Elas apresentaram projetos inovadores sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, conquistando as três vagas do estado.

Ana Vitória, do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, em São Miguel do Tapuio, foi a mais votada, com 662 votos, ao propor um projeto para aproximar escolas e famílias na conscientização ecológica. Iulla Walleska, do Ceti Cônego Cardoso, em Castelo do Piauí, apresentou uma iniciativa sobre agroecologia e arborização. Já Letícia Bianca, do Ceti José Borba de Carvalho, em Jardim do Mulato, focou no manejo de resíduos sólidos e preservação da Lagoa do Mulato.
O Piauí teve um recorde de inscrições, com 117 candidatos, superando estados como o Paraná, que teve 49 inscritos. O secretário estadual da Educação, Washington Bandeira, afirmou que a participação expressiva dos estudantes reflete o incentivo ao protagonismo juvenil na rede estadual.
A fase nacional do PJM tem como tema “A Integração Regional e as Mudanças Climáticas”. As estudantes piauienses terão agora a chance de apresentar suas ideias em um ambiente de debates internacionais e disputar uma vaga para representar o Brasil no evento final do Parlamento Juvenil do Mercosul.