Vendas de Carnaval no Piauí devem registrar crescimento em 2025
Crescimento de 2,1% em relação ao ano passado deve movimentar a economia.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o Carnaval deste ano pode gerar mais de R$ 12 bilhões em vendas em todo o Brasil, um aumento de 2,1% em comparação com 2023. Esse crescimento pode fazer de 2024 o melhor Carnaval para o setor desde 2015, impulsionando as vendas em diversas áreas do comércio.
O vice-presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI), Leonardo Viana, aponta que a expectativa local segue alinhada com a projeção nacional. Segundo ele, o Carnaval movimenta diretamente setores como confecções, calçados, decoração e artigos de viagem, com os consumidores aproveitando o período para garantir produtos para as festividades e viagens.

“O comércio se prepara para receber uma demanda significativa, tanto de quem vai curtir os bloquinhos em Teresina quanto dos que viajam para o interior ou outros destinos. Estamos otimistas com as vendas, principalmente nos dias que antecedem o Carnaval”, destaca Leonardo.
Com o crescimento das vendas no varejo e outros setores como transporte e serviços de alimentação também aquecidos, o Carnaval de 2024 promete ser um dos mais rentáveis para o comércio brasileiro nos últimos anos.

Horário de funcionamento do comércio
As lojas do comércio local seguem abertas até sábado (1º), atendendo aos foliões que buscam últimos itens de fantasia, acessórios e artigos de viagem. Já na quarta-feira de Cinzas, o comércio retoma suas atividades a partir do meio-dia.