Teresina vai criar Fundo da Juventude para financiar projetos e ações sociais
Objetivo é garantir verba específica para políticas voltadas a jovens.
A Prefeitura Municipal de Teresina deve encaminhar à Câmara Municipal de Teresina, nos próximos dias, um projeto de lei para a criação do Fundo Municipal da Juventude. A proposta prevê a destinação de recursos específicos para o financiamento de iniciativas voltadas a jovens da capital.
Na prática, o fundo deve viabilizar ações de inclusão social, programas de capacitação, incentivo à cultura, ao esporte e apoio a projetos desenvolvidos por organizações sociais. Os recursos poderão vir de transferências de governos, convênios, doações, entre outras fontes previstas em lei.

A Secretaria Municipal da Juventude afirma que o fundo permitirá mais autonomia para execução de projetos e que também está em negociação a instalação de um posto municipal do Sistema Nacional de Empregos com foco em jovens.
A gestão do fundo ficará sob responsabilidade da própria secretaria, com previsão de fiscalização e regras de aplicação a serem detalhadas no texto do projeto de lei.
Ainda não há informações sobre os valores iniciais que serão destinados ao fundo, nem sobre prazos para o início das ações. O projeto depende de aprovação na Câmara para entrar em vigor.