Teresina começa a cobrar taxa para eventos em parques públicos; veja os locais
A partir de junho, eventos com mais de 10 pessoas deverão pagar uma taxa de R$ 19,00.
A partir de junho, quem desejar realizar eventos em parques públicos de Teresina deverá pagar uma taxa de R$ 19,00. A medida, que regulamenta uma lei de março de 2022, visa a melhorar a gestão e a manutenção desses espaços.
A cobrança se aplica a eventos como festas de aniversário, tours guiados, ensaios fotográficos e filmagens profissionais com fins comerciais, além de qualquer evento que necessite montagem de estruturas como estandes.
Os parques envolvidos são o Parque da Cidadania, Parque da Cidade, Parque das Crianças, Parque Encontro dos Rios e Parque Matias Matos.
De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), a arrecadação será usada para melhorias nos próprios parques. Esses espaços são bastante frequentados, especialmente em feriados e fins de semana, atraindo centenas de pessoas.
Além do pagamento da taxa, os organizadores de eventos terão a responsabilidade de garantir segurança e vigilância, atendimento médico emergencial, sistemas de comunicação adequados, limpeza e manutenção de banheiros, gestão de lixo e outras necessidades logísticas, conforme o tamanho do evento.
Como agendar?
Para solicitar a realização de eventos e efetuar o pagamento, é possível utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Semam ou visitar a sede da secretaria na Av. Duque de Caxias, 3520, em Teresina, das 7h às 13h30, de segunda a quinta-feira.