Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Receita Federal alerta entrega do Imposto de Renda; prazo termina na sexta (31)

Prazo para envio das declarações termina na próxima sexta-feira, 31 de maio.


A Receita Federal alerta os contribuintes para o término do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2024, que se encerra na próxima sexta-feira, 31 de maio. Até o momento, 267.794 declarações foram enviadas por contribuintes do Piauí, enquanto a expectativa é de que 348.075 declarações sejam recebidas até o fim do prazo.

Das declarações enviadas, 45,9% foram pré-preenchidas, facilitando o processo para os contribuintes. As declarações simplificadas representam 51,5% do total, enquanto 8,2% são retificadoras, que corrigem informações enviadas anteriormente. Além disso, 80,4% das declarações referem-se ao ano anterior.

Foto: Reprodução/ ASCOMReceita Federal divulga calendário de entrega do Imposto de Renda 2024
Receita Federal divulga calendário de entrega do Imposto de Renda 2024

André Santos, Delegado da Receita Federal em Teresina, alerta para os riscos de deixar a entrega para o último momento. “Aconselhamos que os contribuintes não deixem para o último dia, sexta-feira, 31 de maio, pois pode haver sobrecarga no sistema, o que pode resultar em atraso e multa de R$127. Recomendamos que entreguem a declaração dentro do prazo, mesmo se faltar alguma documentação, e façam a retificação posteriormente para evitar penalidades”, afirmou.

A Receita Federal ressalta que quem perder o prazo estará sujeito a multa e terá o CPF marcado como "pendente de regularização" até que a declaração seja entregue.

Declaração pré-preenchida

Utilizar a declaração pré-preenchida pode acelerar o processo e colocar o contribuinte na frente da fila para a restituição. No entanto, é crucial verificar todos os dados preenchidos automaticamente com os documentos originais, como informes de rendimentos e dados bancários, antes de enviar a declaração.

Embora o sistema da Receita Federal forneça os dados, a precisão das informações é de responsabilidade do contribuinte.

Comente