Prefeito de Teresina anuncia nova linha de crédito com juros menores para servidores
Medida será oficializada em abril e oferece alternativa ao consignado.
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, anunciou, nesta sexta-feira (11), que a Prefeitura deve lançar em breve uma nova modalidade de consignado com juros mais baixos para os servidores municipais. A proposta foi apresentada durante coletiva de imprensa sobre os 100 primeiros dias da gestão e, segundo ele, o objetivo é oferecer uma opção mais acessível frente às atuais taxas de crédito consignado.
De acordo com o prefeito, o anúncio oficial da medida está previsto para o dia 23 de abril. Ele explicou que o modelo será operado por uma empresa ligada ao grupo JBS e funcionará por meio de desconto direto em folha, como nos consignados tradicionais. “É um sistema que antecipa o salário do servidor. Ele pode sacar conforme a necessidade, para comprar um remédio ou fazer supermercado, por exemplo”, explicou o gestor.

O chefe do executivo municipal não confirmou se o benefício será exclusivo para servidores efetivos ou se incluirá também os comissionados. O uso do novo serviço será opcional, onde o servidor pode escolhe se quer continuar com o consignado atual ou migrar para esse novo sistema, ao comentar que as taxas atuais de cerca de 2% ao mês pesam no orçamento dos trabalhadores com menor renda.
Além do novo consignado, o prefeito anunciou que o ticket-alimentação dos servidores municipais será antecipado por causa do feriado da Semana Santa. O pagamento, no valor total de R$ 3 milhões, será realizado na segunda-feira (14).