Piauienses poderão remarcar ou reembolsar passagens para o RS sem custo
Medida adotada devido à tragédia climática no estado.
Os passageiros piauienses que possuem voos com destino final ao Rio Grande do Sul estão isentos de taxas para remarcação ou cancelamento de passagens, em resposta à devastação causada pelas fortes chuvas que afetaram quase todas as cidades do estado. O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, permanece fechado por tempo indeterminado.
A medida, em vigor desde 11 de maio, foi comunicada às companhias aéreas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), beneficiando não apenas os residentes do Piauí, mas todos os brasileiros que tenham voos programados para a região sul.
A Anac determinou que as alterações nos contratos de transporte não incorram em custos adicionais para os passageiros, permitindo remarcações válidas por até um ano da data original da viagem. Além disso, as empresas aéreas devem oferecer reembolso total da passagem, inclusive em dinheiro, e não apenas crédito para uso futuro.
Prioridade é dada aos passageiros com voos já emitidos, e as empresas são instruídas a transportá-los para o aeroporto mais próximo de seu destino final. A agência reguladora também solicitou às companhias aéreas que priorizem o contato com passageiros com voos de retorno pendentes e que identifiquem casos urgentes e relevantes para garantir a pronta reacomodação.
Como medida adicional, a Anac suspendeu imediatamente a comercialização de passagens para voos com origem e destino no Aeroporto de Porto Alegre, vigente até nova avaliação, abrangendo todos os canais de venda, incluindo agências de viagem e outros intermediários.