Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Mel, açúcar e soja impulsionam indústria do Piauí no mercado internacional, aponta Ciepi

Exportações crescem em países como China, Alemanha e Estados Unidos.


A indústria do Piauí tem aumentado sua participação no mercado internacional, com foco em produtos como mel, açúcar e derivados da soja. Em 2023, o Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) identificaram 45 oportunidades de exportação, com países como China, Alemanha, Estados Unidos, França e Japão.

O Piauí responde por 36,6% das exportações brasileiras de mel, com um volume de negócios de US$ 31,2 milhões em 2023. O Estado também realizou sua primeira exportação de açúcar, enviando 20 mil sacas para a África.

Foto: Divulgação/ AscomMel, açúcar e soja impulsionam indústria do Piauí no mercado internacional.
Mel, açúcar e soja impulsionam indústria do Piauí no mercado internacional.

Cerca de 3.000 apicultores no Piauí possuem certificações que valorizam o mel produzido no Estado, tornando-o mais competitivo no mercado internacional.

"O Piauí tem se consolidado como um exportador de mel, açúcar e derivados da soja. Isso reflete a modernização da infraestrutura industrial e a busca por certificações de qualidade e sustentabilidade", afirma Federico Musso, presidente do Ciepi.

Foto: Divulgação/ AscomPresidente do Ciepi,Federico Musso.
Presidente do Ciepi,Federico Musso.

A diversificação da pauta exportadora continua sendo um objetivo do Ciepi, que busca criar mais oportunidades para os empresários piauienses e ampliar a presença do Estado no comércio internacional.

"A expansão da indústria no comércio exterior reflete não apenas o potencial econômico do Estado, mas também o esforço conjunto entre o setor produtivo e as entidades de fomento", finaliza Musso.

Com informações do Ciepi*

Comente