Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Contribuintes têm até quinta-feira para quitar débitos estaduais com descontos

O Refis 2023 apresenta descontos para pagamento à vista, podendo chegar a até 95%.


O prazo para regularização de débitos estaduais, compreendendo impostos como ICMS, IPVA, ITCMD, e taxas do Detran e Setrans, encerra na próxima quinta-feira (28) pelo Programa de Recuperação de Créditos Tributários, conhecido como Refis 2023.

O Refis 2023 apresenta descontos significativos para pagamento à vista, podendo chegar a até 95% dos débitos referentes a juros e multas, tanto para dívidas inscritas ou não em Dívida Ativa, ajuizadas ou não, incluindo débitos previamente negociados antes do programa.

Foto: Reprodução/ AscomTrânsito.
Trânsito.

Adicionalmente, há opções de parcelamento para os débitos. No caso do ICMS, por exemplo, o parcelamento pode ser realizado em três vezes, com desconto de 90% de juros e multas, em seis vezes com 80% de desconto, em doze vezes com 70% de desconto ou em até noventa parcelas, exigindo uma entrada mínima de 20% do valor total do crédito tributário.

No que diz respeito aos débitos de IPVA e ITCMD, podem ser parcelados em três, seis e doze vezes, com descontos proporcionais de 90%, 80% e 70%, respectivamente.

A legislação do Refis 2023 foi oficializada pela Lei nº 8.201, de 1º de novembro de 2023. Estima-se que o governo almeje arrecadar cerca de R$ 50 milhões através deste programa. O prazo final se aproxima, e os contribuintes têm a oportunidade de regularizar suas pendências com vantagens consideráveis.

Comente