Vigilância Sanitária apreende raticidas clandestinos em mercados de Teresina

A operação reforça alerta após tragédia envolvendo veneno na comida.

A Vigilância Sanitária de Teresina realizou, na manhã desta quinta-feira (09), uma operação nos mercados Velho e do Mafuá para apreender raticidas ilegais, como o "Mil Gatos". A ação ocorreu após a tragédia que vitimou quatro pessoas de uma mesma família em Parnaíba, no Norte do Piauí. 

Segundo Jeanyne Seba, gerente da Vigilância Sanitária, a fiscalização tem como objetivo evitar que novos casos como o recente envenenamento aconteçam. "Esse caso serve como um alerta. Vamos intensificar as ações, e quem insistir na venda será multado e pode até ter o estabelecimento interditado", afirmou.

Foto: Reprodução/ Ascom
Vigilância Sanitária apreende raticidas clandestinos em mercados de Teresina.

Os comerciantes flagrados foram autuados e informados das consequências legais da comercialização de venenos não autorizados. Os venenos apreendidos, conhecidos por sua alta toxicidade, serão encaminhados para análise da Polícia Civil do Piauí.

O farmacêutico da GEVISA, Marcos Paulo, explicou os riscos dos produtos. "O 'Mil Gatos' e o 'Chumbinho' têm efeito rápido e devastador. Uma pequena quantidade pode ser fatal. Essas substâncias não podem ser manipuladas ou vendidas sem controle", alertou.

Denúncias sobre comércio irregular podem ser feitas diretamente à Vigilância Sanitária por meio do telefone: (86) 3215-9102.

Leia também