Sexta morte por dengue é confirmada no Piauí; a vítima é um idoso de 68 anos

O caso ocorreu no município de João Costa, no Sul do Piauí.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) confirmou a sexta morte por dengue no Piauí. A vítima é um idoso, de 68 anos, que veio a óbito no dia 1º de abril, mas a relação da morte com a doença foi confirmada recentemente.

A informação foi divulgada no último boletim epidemiológico publicado pela SESAPI, referente à 15ª semana de 2024.

Foto: Reprodução/ Ascom
Aedes aegypti.

De acordo com o órgão de saúde, a vítima morava em João Costa, no Sul do estado, e é a segunda vítima fora de Bom Jesus. Das cinco outras vítimas, uma é proveniente de Manoel Emídio e as outras quatro de Bom Jesus.

O documento também indicou aumento de 82,2% na incidência de dengue no Piauí, em relação ao mesmo período, no ano passado.

Sintomas e prevenção

Os sintomas que devem receber atenção especial, com a dengue, são febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retro-orbital (atrás dos olhos), dor de cabeça, dores no corpo, nas articulações, diarréia, náuseas e vômitos. Além disso, manchas vermelhas são também são fortes indicativos da doença.

As medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes incluem limpeza e revisão das áreas internas e externas das residências e eliminação dos objetos com água parada são ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática. Além do uso de repelente, que também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes aegypti.

Leia também