Quinta morte por dengue é confirmada no Piauí

A vítima é de Bom Jesus, município que concentra quatro dos cinco casos de morte pela doença.

Na manhã desta quinta-feira (11), a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou a quinta morte por dengue no estado. A vítima estava internada no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina.

Segundo o órgão de saúde, a paciente tinha 77 anos e era natural de Bom Jesus, no sul do estado, onde estão concentradas quatro das cinco mortes já contabilizadas.

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Larvas de dengue.

As outras vítimas também são do município de Bom Jesus: uma mulher de 31 anos, um homem de 51 anos, que tinha comorbidades, e um lavrador de 26 anos.

A única vítima que não é de Bom Jesus, morava na cidade de Manoel Emídio e morreu ainda em fevereiro, mas as causas da morte foram confirmadas no dia 03 de abril.

Sintomas e prevenção

Os sintomas que devem receber atenção especial, com a dengue, são febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retro-orbital (atrás dos olhos), dor de cabeça, dores no corpo, nas articulações, diarréia, náuseas e vômitos. Além disso, manchas vermelhas são também são fortes indicativos da doença.

As medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes incluem limpeza e revisão das áreas internas e externas das residências e eliminação dos objetos com água parada são ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática. Além do uso de repelente, que também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes aegypti.

Leia também