Covid: Piauí inicia 2023 em uma situação tranquila, diz especialista

Segundo a Sesapi, teve redução nos testes positivos e estabilidade nas mortes.

Após um crescimento na transmissão da covid-19 no Piauí, a 51ª semana epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) trouxe uma boa notícia aos piauienses. A redução no número de testes positivos e a estabilidade no número de mortes pela doença.  

De acordo com o Boletim epidemiológico da Sesapi, a variação dos casos nos últimos 14 dias passou de 150% na 50ª semana, para 8% na 51ª semana. Ou seja, no relatório apontou uma redução no índice de transmissibilidade do vírus passando de 1,54 para 0,78. A taxa de positividade dos testes de RT-PCR caiu de 36% para 27%.

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Covid-19

Já o número de mortes pelas complicações da doença, apresentou uma estabilidade em todo o estado. A variação passou de 8% nos últimos quatorze dias para 64%.

Em entrevista ao Correio Piauiense, o professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Doutor em microbiologia, Bruno Guedes, explica que a situação no estado é menos delicada e mais tranquila.

“O cenário que temos é positivo. Temos números de casos de Covid-19 em uma média de 29 novos casos por dia, onde em períodos atrás já tivemos mais de mil casos por dia. Já os casos de óbitos o estado vem registrando menos de um óbito por dia, onde nós já tivemos em uma situação bem delicada onde registramos mais de 40 mortes por dia. Então, atualmente a situação não é ruim. Uma situação menos delicada e mais tranquila”, explicou.

Ainda de acordo com o Boletim Epidemiológico da Sesapi, as internações provocadas pela doença também mantiveram estabilidade, sendo que as dos leitos clínicos saiu de 80 para 27 internados. Já nas unidades de terapia intensiva a ocupação passou de 30 para 22 pacientes. “Temos menos de 20% dos leitos ocupados com covid-19 e mais de 80% de leitos disponíveis”, finalizou o especialista.

Vacinação

Dados da vacinação contra a covid-19 mostram que no Piauí, 8.890.895 doses foram aplicadas até o momento. Sendo que deste total, apenas 892.302 piauienses estão totalmente imunizados com a segunda dose de reforço, representando um total de 27,19%.

A população com 3 anos de idade ou mais está parcialmente imunizada com a primeira dose totalizando 21.535 aplicações e com a segunda dose de reforço com 9.083 aplicações. Já as crianças com cinco anos ou mais receberam mais de 298.175 aplicações na primeira dose e com 241.233 aplicações na segunda etapa de vacinação.

“É importante concluir o esquema vacinal para que todos possamos ficar mais tranquilos em relação à doença. Por isso pedimos que todos completem esse ciclo, principalmente aos pais e responsáveis, que levem suas crianças para serem vacinadas”, reforça a Sesapi. 

Cuidados

Mesmo com a tranquilidade no cenário epidemiológico da Covid-19 no estado, ainda não é um momento de relaxar os protocolos. Por tanto, o uso de máscaras em ambientes fechados, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e evitar aglomerações são itens fundamentais para se proteger do contágio do vírus.

Leia também