Oftalmologista alerta para riscos do glitter e maquiagem nos olhos durante o carnaval
Médica orienta sobre cuidados para evitar lesões oculares durante a folia.
O carnaval está chegando, e o glitter, a purpurina e a maquiagem são itens quase indispensáveis para os foliões. Mas o uso incorreto desses produtos pode causar problemas nos olhos, como lesões na córnea e infecções.
A oftalmologista Virginia Lúcia, do Vilar Hospital de Olhos, explica que o glitter, quando entra em contato com os olhos, se torna um corpo estranho. “Por isso, é preciso ter cuidado para não acontecer, já que isso pode provocar a abrasão corneana (‘arranhões’), as lesões na córnea, podendo até evoluir com infecção”, destaca.
A médica também recomenda atenção com a maquiagem. “É preciso usar o rímel, por exemplo, e sempre higienizar para evitar blefarite, que provoca hordéolo, popularmente conhecido como terçol”, orienta. Quem usa lentes de contato deve colocá-las antes da maquiagem. “Se for após isso, pode levar os produtos utilizados para dentro do olho”, acrescenta.
Caso glitter, purpurina ou maquiagem entrem nos olhos, a recomendação é lavar com água corrente ou soro fisiológico. Se os sintomas persistirem, é essencial buscar um oftalmologista para avaliação e tratamento adequado.