Dona de casa viaja 330km para fazer perícia médica em Teresina

INSS abre quatro novos postos de realização da perícia médica no Piauí.

Dona Maria Auxiliadora, de 55 anos, moradora de Parnaíba, enfrenta problemas de saúde que a impedem de trabalhar. Em busca de auxílio-doença, ela precisou viajar até Teresina para fazer uma perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), já que não há local disponível em sua cidade. O desafio foi ainda maior devido à falta de recursos financeiros, já que precisou desembolsar mais de R$ 240,00 para essa viagem.

"Estou desempregada há um ano e as dificuldades são enormes. Tenho problemas de artrite e pulmão e estou tentando conseguir o auxílio-doença. Não tenho mais condições de trabalhar. Em Parnaíba não há local para fazer a perícia médica. Antes, eles marcavam na região de Tutóia, mas agora precisa ser aqui em Teresina. Acordei às 3h, saí às 3h30 da minha cidade e cheguei em Teresina por volta das 8h30. Gastei R$ 240,00 com a passagem", explicou.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio Piauiense
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Centro de Teresina.

Assim como Dona Maria Auxiliadora, muitas pessoas enfrentam a mesma situação. Em várias cidades distantes no Piauí, a falta de locais para perícia médica é um grande obstáculo. A necessidade de se deslocar até Teresina é constante. Em uma tentativa de resolver esse problema, o INSS inaugurou quatro novos postos de realização de perícia médica em diferentes cidades do estado nesta semana.

Em entrevista para o Correio Piauiense, o gerente executivo do INSS do Piauí, William Machado, informou que o último foi aberto nesta quinta-feira (14), em Teresina. "O INSS está abrindo novos postos de atendimento de perícia médica. Nesta semana abrimos em Valença, São Raimundo Nonato, Piripiri e, hoje, a agência Teresina Sul, aqui na capital Teresina", pontuou.

Os atendimentos serão de perícia médica de Benefício Assistencial ao Portador de Deficiência. 

O INSS informou à nossa reportagem que o Piauí já conta com 20 cidades que oferecem perícia médica. O processo de expansão teve início nesta semana, com o objetivo de alcançar todas as unidades. No entanto, ainda há um grande desafio pela frente, considerando que o estado possui 224 municípios.

"Espero que a partir de agora seja melhor. Vamos economizar tempo e dinheiro", concluiu Maria Auxiliadora.

Saiba como agendar ou remarcar perícia médica:

Para agendar sua perícia médica no INSS, você tem três opções:

1- Através do site Meu INSS,

2- Pelo aplicativo Meu INSS, ou

3- Ligando para o telefone 135.

Para agendar pelo site ou aplicativo Meu INSS, siga estes passos:

1- Faça o login na sua conta Meu INSS.

2- Clique na opção "Agendar Perícia".

3- Escolha o tipo de perícia: "Perícia inicial", "Perícia de prorrogação" ou "Remarcar perícia".

4- Siga as instruções para fazer o agendamento.

5- Acompanhe o andamento do seu pedido na seção "Agendamentos/Solicitações".

6- Compareça na data marcada para a perícia.

Se precisar remarcar sua perícia para outra agência, você só pode fazer isso pelo telefone 135.

Edição de texto - Luis Fernando Amaranes 

Leia também