Conjuntivite viral é um dos principais problemas de visão durante as férias

Nesse período há um aumento nas consultas para check-up oftalmológico.

O período de férias é ideal para viagens ao litoral, parques e realizar as mais diversas atividades lúdicas, mas também é um momento que requer atenção e cuidados com a saúde da visão, seja no contato com as àguas do mar e de piscinas, seja na proteção contra os raios solares. 

De acordo com o médico oftalmologista Jordan Leite é comum um aumento nos atendimentos de urgência durante as férias, tanto para crianças quanto para adultos, em números semelhantes ao de feriados. “Durante as férias o perfil de atendimentos de urgência se assemelha bastante ao dos feriados em geral, muitos pacientes, de todas as idades, principalmente crianças, têm mais exposição a água do mar e piscina, areia e traumas em geral, sendo mais comum atendimentos com queixa de corpo estranho após contato com areia, lesões traumáticas e irritação após contato com a água do mar e piscina”, destaca. 

Foto: Reprodução/Internet
Saúde dos olhos

A conjuntivite viral é mais comum nesta época do ano. Os sintomas mais frequentes da doença são: coceira e dor nos olhos, secreção de cor branca ou amarela, sensação de areia nos olhos e hipersensibilidade à luz. Outro cuidado que o profissional destaca é quanto ao clima seco e ensolarado, que pode levar a um aumento nas reclamações sobre ressecamento, fotofobia, além de outros incômodos nos olhos.

“Deve-se tentar, ao máximo, proteger os olhos dos raios solares. Usar óculos escuros é uma ótima opção, mas, dependendo do material, eles podem escurecer, mas não filtrar os raios UV, causando efeito oposto. É importante sempre comprar produtos originais em um lugar confiável”, apontou o médico. 

Recomendações durante as férias

O médico ressalta também a necessidade de se tomar alguns cuidados, em especial com as crianças, quanto a exposição a areia e terra, além de destacar a importância da realização de exames e consultas de rotina. “Nesse período há um aumento nas consultas para check-up oftalmológico. A avaliação oftalmológica de rotina é algo importante em todas as faixas etárias, sendo feita pelo menos a cada 2 anos em jovens e crianças sem alterações oculares, e em adultos acima de 40 anos a cada 1 ano”. 

Foto: Reprodução/Freepik
Saúde dos olhos

“O ideal de quem vai praticar brincadeiras ou atividades que envolvam areia ou terra, que se tiver contato lave imediatamente em água corrente para diminuir o tempo de exposição, e se for banhar em águas de piscina, rios, lagos ou mar, que evitem abrir os olhos na água e, se for necessário, utilizar óculos de natação”, concluiu.

Leia também