Anvisa suspende comercialização de leites da marca Natville

A decisão foi tomada devido a irregularidades descoberta pelo Mapa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a suspensão imediata da comercialização, distribuição e uso de leites da marca Natville, fabricados entre janeiro e maio de 2023 pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda. A medida também abrange o soro de leite em pó vendido em embalagens de 25 quilos. A decisão foi tomada devido a irregularidades descobertas durante uma inspeção realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A principal constatação da inspeção foi a falta de autorização da Laticínios Santa Maria junto ao Ministério para a produção dos produtos suspensos. Além disso, as embalagens apresentavam informações incorretas, indicando que os itens teriam sido fabricados por uma filial.

Foto: Reprodução/ Internet
Anvisa suspende comercialização de leites da marca Natville.

Os leites afetados pela suspensão são o leite UHT integral e o leite UHT desnatado, ambos em embalagens de um litro, com a marca Natville. Os rótulos dos produtos informavam que a produção era de responsabilidade da Unidade de Beneficiamento do Leite e Derivados Laticínios Santa Maria Ltda., identificada pelo CNPJ 04.439.268/0003-47, e também pelo CNPJ 04.439.268/0001-85, correspondente ao SIF 549 e ao SIF 2669, respectivamente.

Diante da suspensão determinada pela Anvisa, a Natville iniciou voluntariamente o recolhimento dos produtos identificados. Os consumidores que possuírem leites ou soro de leite em pó das embalagens mencionadas devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), cujo número encontra-se disponível no rótulo.

A medida da Anvisa visa garantir a segurança dos consumidores, evitando possíveis riscos à saúde decorrentes do consumo dos produtos em questão. É importante que os consumidores verifiquem suas despensas e entrem em contato com o SAC da Natville caso possuam os itens suspensos, a fim de garantir a devida assistência e orientações.

A Anvisa segue acompanhando o caso e realizará análises e inspeções adicionais para garantir a conformidade dos produtos da marca Natville com as normas sanitárias vigentes. 

Leia também