Toninho de Caridade é empossado na APPM e defende pacto federativo

A cerimônia aconteceu na tarde de hoje e contou com a presença de autoridades do Estado.

O prefeito do município de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, conhecido como Toninho da Caridade (PSD), tomou posse como novo presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM). A cerimônia aconteceu na tarde desta terça-feira (03), no auditório da sede, na zona sul de Teresina.

Toninho foi eleito presidente da APPM em dezembro com 104 votos. Ele vai comandar a casa pelos próximos dois anos (2023 – 2024).  Durante seu discurso, o novo presidente da associação disse que tem boas expectativas para a gestão.

Foto: Fábio Wellington/Correio Piauiense
Solenidade de posse na APPM

“A expectativa é de muito trabalho. São muitas pautas municipalistas que estão em questão, um dos pontos principais é a questão do pacto federativo e o reajuste dos programas de saúde e educação que estão defasados a mais de 20 ano. São ações que a gente espera ter uma sensibilidade da parte do governo federal, para que possamos avançar. As cidades já recebem poucos recursos e deixando de investir no seu município para complementar programas do governo, isso causa um déficit nas contas públicas municipais”, disse

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, também esteve presente na cerimônia e reforça a importância da aproximação do estado com os municípios.“O objetivo é nos aproximar cada vez mais dos prefeitos e prefeituras, junto com a nossa equipe de secretários para que essas políticas funcionem melhor com financiamento, convênios para melhorar a educação básica, atenção primária da saúde e assistência social”, ressalta.

O deputado estadual, Georgiano Neto (MDB), acredita que o novo presidente fará um grande trabalho na frente da direção da APPM. “É um momento importante para o municipalismo do Piauí, a posse do novo presidente da APPM. Um amigo. Um grande companheiro que nós temos no nosso grupo político. Temos uma grande expectativa que se possa fazer um grande trabalho, defendendo os interesses dos municípios piauienses e fortalecendo essa pauta que é muito importante para o desenvolvimento do Piauí”, destacou o parlamentar.

O prefeito do município de Sigefredo Pacheco, Murílio Bandeira (PP), destacou a importância desta posse. “Esperamos o melhor possível. Acompanhamos todas as propostas dos dois candidatos no momento de escolha e consequentemente, fizemos a nossa opção em votar no Toninho, por acreditar em suas propostas e entender que neste momento ele seria o melhor a representar aqui em frente da Associação. Vamos ter uma pessoa comprometida e sobre tudo com as questões do municipalismo”, disse o prefeito.

Também foram empossados os prefeitos Jovelina Alves de Oliveira Monteiro, de Piripiri, como 1ª vice-presidente, Admaelton Bezerra Sousa, de São José do Piauí, como 2º vice-presidente e o prefeito de Alvorada do Gurguéia, Lécio Gustavo de Sousa Bezerra, como 3º vice-presidente da casa. 

Durante a cerimônia, várias autoridades estiveram presentes como o Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), Secretário de Governo, Marcelo Noletto,  o Secretário de Governo, André Lopes, representando a prefeitura de Teresina, além de outros 223 prefeitos dos municípios do estado.

Eleição

A eleição para o novo presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) aconteceu no dia 12 de dezembro de 2022, onde elegeram o prefeito Toninho da Caridade (PSD), com 104 votos e que acabou derrotando o prefeito de Francinópolis, Paulo César Moraes (PP), candidato à reeleição, com 64 votos.

A eleição para a escolha da Diretoria da APPM geralmente é realizada no mês de janeiro, mas este ano foi antecipada por conta das festividades de fim de ano.

Leia também