Piso de professores e redução de IPVA serão prioridades na Alepi, diz Fábio Novo

As comissões são peças importantes para a tramitação de projetos na Assembleia Legislativa do Piauí.

O deputado estadual e líder de governo na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, Fábio Novo (PT), afirmou durante uma coletiva de imprensa que os deputados estaduais já concluíram a formação das comissões na Casa. Com isso, os projetos de Lei devem ser votados já a partir de segunda-feira (24).

“Os partidos já entregaram todos os nomes para as 12 comissões. As três que têm maior movimentação, nós pedimos prioridade, e pela ordem, o Partido dos Trabalhadores com a maior bancada tem direito, tradicionalmente, de indicar a CCJ. Então ficou para presidente da CCJ, o deputado Francisco Lima. Depois temos a Comissão de Finanças, pela ordem é a segunda maior bancada, que é a do partido MDB, no qual indicou o deputado Henrique Pires para a presidência dessa comissão e temos também a terceira que é a Administração, pela ordem é a bancada do PP, em que ficou o deputado Gustavo Neiva. As três comissões já estão formadas e tem os seus presidentes. A partir de segunda-feira já podem começar a discussão de algumas matérias que chegaram nessa Casa”, disse o parlamentar.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio Piauiense
Deputado estadual, Fábio Novo (PT)

Fábio Novo informou ainda os projetos prioritários nas tramitações no Poder Legislativo. “Prioridade é vermos a votação do piso dos professores, no projeto que consideramos importante que é a redução do IPVA, prioridade em relação à redução do ICMS e da isenção do IPVA para o transporte coletivo, porquê isso impacta diretamente em Teresina”, concluiu.

As Comissões Parlamentares são órgãos do Poder Legislativo, compostos por um grupo de deputados. Podem ser permanentes, que são aquelas que subsistem através das legislaturas, com o objetivo de analisar toda matéria que tramita pela Assembleia, ou temporárias, constituídas com finalidades especiais ou de representação.

*Com apoio de Mateus Rocha

Leia também