Piauí e Ceará disputam território que abrange 21 municípios

O requerimento para a realização de uma audiência pública, para tratar do assunto já foi aprovado.

Os estados do Piauí e o Ceará disputam o território da Serra da Ibiapaba, que fica ao noroeste cearense e nordeste piauiense. O embate entre as unidades federativas vem do século XVIII e se estende até hoje.

A região da Serra de Ibiapaba está sendo reivindicada pelo estado do Piauí, e compreende 21 municípios, 13 cearenses e oito piauienses. A área totaliza três mil km.

Foto: Reprodução
Região da Serra de Ibiapaba.

A disputa também ganhou força em 2011, mas nada foi resolvido desde então. Foi publicado no Diário Oficial, um decreto instituído pelo governador Rafael Fonteles, de um Grupo de Trabalho para acompanhamento da disputa territorial entre Ceará e Piauí.

Um requerimento feito pelo deputado estadual Dr. Gil Carlos (PT) foi lido e aprovado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), no dia 29. Uma audiência pública junto à Comissão Estadual de Assuntos Territoriais deve acontecer em breve, para tratar sobre a disputa territorial.

Os municípios cearenses, que estão nessa região, e podem passar a ser piauienses, são: Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús.

Leia também