João Gabriel Baptista toma posse como desembargador do TJ-PI

“Meu compromisso é trabalhar com responsabilidade, zelando pela lei”, afirmou o magistrado.

Nessa sexta-feira (14), o magistrado João Gabriel Baptista foi empossado como desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). A vaga, preenchida seguindo o critério do merecimento, foi aberta devido à aposentadoria voluntária do desembargador Oton Lustosa.

Em seu discurso de posse, o novo desembargador expressou a emoção que supera a vivida no dia 2 de março, quando tomou posse como juiz substituto do TJ-PI. "Já se passaram 34 anos. Essa posse tem um significado especial, pois mais um membro se une ao trabalho pelo Judiciário piauiense. Tenho plena consciência de que estou assumindo uma das funções mais relevantes de um magistrado. Comprometo-me a trabalhar com dedicação e responsabilidade, zelando pela lei", declarou.

Foto: Reprodução/ Ascom
João Gabriel Baptista toma posse como desembargador do TJ-PI.

O presidente Hilo de Almeida Sousa destacou a importância do desembargador ao Tribunal de Justiça. “Hoje, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí tem a satisfação de receber um desembargador que tem a temperança como uma das suas maiores virtudes. Qualidade esta tão essencial para o Judiciário, que tem como grande, se não o maior desafio, a construção de pontes de diálogo entre os lados e ideias tantas vezes divergentes”, disse.

O governador Rafael Fonteles ressaltou a confiança do povo do Piauí no Judiciário, que é renovada com a chegada de João Gabriel Baptista ao Plenário do TJ-PI. “Um magistrado honrado que, além do preparo intelectual e reputação ilibada, de notório conhecimento jurídico, é sóbrio, humilde e de bom trato. Este perfil nos alegra muito. Ele chega ao momento em que a Justiça se reinventa para uma solução jurídica mais célere”, ressaltou.

Foto: Reprodução/ Ascom
João Gabriel Baptista assumiu a vaga deixada pelo desembargador Oton Lustosa.

Trajetória

João Gabriel Furtado Baptista, natural de Floriano, é um renomado magistrado com uma vasta experiência no campo do Direito. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí, ele também possui Especialização em Processo Civil pela mesma instituição. Além de sua atuação como Juiz de Direito desde março de 1989, João Gabriel tem desempenhado um papel fundamental em várias áreas do Judiciário.

Ao longo de sua carreira, João Gabriel Furtado Baptista passou por diversas Comarcas importantes do Piauí, incluindo Alto Longá, Miguel Alves, São Raimundo Nonato, Parnaíba e Teresina. Na capital, foi juiz titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Zona Centro II e da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública. Ele também atuou como membro permanente e em substituição na Turma Recursal, contribuindo para a resolução de casos importantes.

Leia também