Gracinha cobra ação da Defesa Civil em relação ao “piscinão” em Parnaíba

O órgão afirma que o município não formalizou a solicitação para a tomada das ações.

Em discurso, na plenária da Assembleia Legislativa, a deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) cobrou ações da Defesa Civil, em relação ao problema da área conhecida como “piscinão” de Parnaíba.

A região é a mais afetada pelas chuvas, que causam enchentes, atrapalhando principalmente o trânsito da cidade litorânea.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio Piauiense
Deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas).

Em entrevista exclusiva ao Correio Piauiense, o Diretor de Prevenção da Defesa Civil Piauí, Werton Costa, afirmou que as ações só podem ser tomadas após uma solicitação do município, que ainda não foi formalizada.

“Todas as ações de proteção civil são executadas, em primeiro plano, pela coordenadoria municipal de Defesa Civil. É o município que estabelece a primeira linha de resposta. Quando o município não tem recursos e logística suficientes, ele pode acionar a Defesa Civil estadual ou diretamente a nacional”, afirmou.

De acordo com Werton, um projeto de drenagem urbana já foi desenvolvido e tem como alvo a região do piscinão. “Esse projeto foi submetido ao Ministério das Cidades, após isso aprovado e vai agora para uma Câmara Técnica”, completou o Diretor.

Leia também