Conheça o perfil dos 9 deputados eleitos para o 1º mandato no Piauí

A Assembleia Legislativa do Piauí teve uma renovação de 30% para 2023-2026.

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) teve uma renovação de 30% na sua bancada com o resultado das eleições de 2022. Ao todo, nove deputados conseguiram se eleger para o primeiro mandato no Estado, as outras vagas foram ocupadas por deputados de mandato.

O Progressistas foi o partido que elegeu mais deputados para o 1º mandato, um total de (04) parlamentares. Em seguida vem o Partido dos Trabalhadores (PT) com (03) deputados para a 1º legislatura, seguido do MDB (01) e Republicanos (01).

Foto: Correio Piauiense
Deputados de primeiro mandato no Piauí

Os novatos na Casa são Dr. Thales Coelho (PP) que foi o terceiro mais votado do Piauí, com 55.743 votos, Dr. Felipe Sampaio (MDB)  44.256 votos, Jeová Alencar (Republicanos) 44.095 votos, Gracinha Mão Santa (PP) 39.515, Barbara do Firmino (PP) 35.276, Dr. Vinicius (PT) 33.437, Aldo Gil (PP) 29.600, Rubens Vieira (PT) 28.835 e Dr. Gil Carlos (PT) com 23.805 votos.

Conheça o perfil de cada deputado de 1º mandato:

Thales Coelho

Dr. Thales Coelho é natural do município de Canto do Buriti, no Sul do Piauí, e tem 36 anos. Na adolescência foi estudar em Teresina, se formou em medicina e logo retornou ao interior, onde  realizou consultas, cirurgias e atendimentos em saúde em várias cidades. Foi eleito em 2016 e reeleito em 2020 prefeito da cidade de Paquetá-PI.

Dr. Felipe Sampaio

Dr. Felipe Sampaio é natural de Teresina tem 34 anos. Ele é filho do ex-deputado estadual e atual vice-governador do Piauí Themístocles Sampaio. Felipe Sampaio é formado em medicina e já atuou como secretário de Saúde em Esperantina e Luís Correia.

Jeová Alencar

Jeová Alencar é natural da cidade de Fortaleza, no Ceará. Ele veio com os pais morar na capital piauiense aos seis meses de vida. O parlamentar é formado em direito e História pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

O deputado já foi ajudante de pedreiro, motorista. Posteriormente, coordenador de ensino profissionalizante da secretaria de Justiça do Estado e, em seguida, chegou a função de gerente. Foi indicado para assumir a direção administrativa e financeira da secretaria, chegando a ocupar, interinamente, o cargo de secretário estadual de Justiça.

Como gestor público também esteve à frente do Departamento de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI). Em 2012 concorreu ao cargo de vereador de Teresina pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), se elegendo com 3.569 votos. Nesse mandato foi 1° secretário da mesa diretora no biênio 2013/2014 e vice-presidente no segundo biênio da legislatura, 2015/2016.

Nas eleições de 2016, o parlamentar se reelegeu pelo Partido da Social Democrata (PSDB). Em 2017 o parlamentar alçou voos mais altos na política, sendo eleito, por unanimidade, presidente da Câmara Municipal de Teresina. Em janeiro de 2019 Jeová Alencar foi reconduzido ao cargo de presidente do parlamento municipal para o biênio 2019/2020. Em 2020, o parlamentar foi reeleito vereador e aclamado presidente Câmara para o biênio 2021-2022.

Gracinha Mão Santa

Gracinha Mão Santa nasceu na cidade de Parnaíba, e tem 51 anos de idade. É Engenheira Civil, bacharel em Direito e Especialista em Gestão Empresarial (FGV). Ela é filha do ex-governador, ex-deputado, ex-senador e atual prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Souza – Mão Santa.

Antes de seguir carreira política, a deputada estadual foi colaboradora no consórcio Concremat Obra Sanear (Fortaleza-CE) no governo Ciro Gomes e trabalhou em uma construtora.

 Gracinha Mão Santa foi secretária de infraestrutura da cidade de Parnaíba e ajudou todas as secretarias da gestão do prefeito Mão Santa. Gracinha é a primeira deputada estadual eleita, parnaibana que ganhou em 100%  das urnas do município.

Barbara do Firmino

Bárbara do Firmino, de 28 anos, é filha do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, e da ex-deputada estadual Lucy Soares. Ela é  médica e já trabalhou em  vários municípios como Nossa Senhora dos Remédios, Miguel Alves, Demerval Lobão e União. Conhecedora da saúde pública do Piauí, Bárbara tem feito desta uma das suas principais bandeiras.

Dr. Vinicius

Dr Vinicius é natural de Teresina - PI. Nasceu em 01/09/1979 e tem 43 anos de idade. Formou-se em medicina em 2005 pela Universidade Estadual do Piauí, especializou-se em ortopedia pediátrica e fez mestrado em cirurgia. Foi diretor do Hospital Infantil de 2015 a 2022, sendo responsável pela reconstrução do local.

Aldo Gil

Aldo Gil é natural da cidade de Picos e tem 33 anos. Ele é filho do prefeito Gil Paraibano. O parlamentar já foi foi gerente da empresa Ford, é empresário, e ocupou o cago de secretário de Saúde de Picos.

Rubens Vieira

Rubens Vieira é natural de Cocal e tem 45 anos. Ele é formado em administração e já foi vereador por dois mandatos, presidente da Câmara de Vereadores e duas vezes prefeito de Cocal-PI. Antes de se licenciar para disputar o cargo de deputado estadual foi coordenador do PRó-Piauí, no litoral do Estado.

Dr. Gil Carlos

Dr. Gil Carlos é natural de São João do Piauí e tem 54 anos. Ele é formado em medicina e foi por dois mandatos prefeito em sua cidade natal, além de ter sido presidente da Associação dos Prefeitos do Piauí (APPM).

Leia também