Alepi aprova empréstimo de R$ 2,5 bilhões para investimentos no Piauí

Os recursos serão aplicados em infraestrutura, segurança e saúde.

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou nesta terça-feira (13) o projeto que autoriza o Governo do Estado do Piauí a contrair um empréstimo de até R$ 2,5 bilhões junto ao Banco do Brasil. O valor será utilizado para financiar investimentos em áreas estratégicas como infraestrutura de transportes, mobilidade urbana, urbanização, segurança pública, saúde, infraestrutura hídrica e transformação digital.

O Governo do Estado argumentou que o empréstimo é essencial para promover a integração dos setores produtivo e social, além de atrair investimentos, gerar empregos e melhorar a economia do Piauí. A proposta recebeu 20 votos favoráveis na primeira votação e 24 na segunda.

Foto: Reprodução/ Ascom
Plenário Waldemar Macêdo, da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Antes de ir a plenário, o projeto foi analisado nas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação (CFCFT). Os deputados Evaldo Gomes (Solidariedade) e Severo Eulálio (MDB) foram os relatores do projeto.

Segundo Evaldo Gomes, o empréstimo representa uma oportunidade para o Estado ampliar investimentos em obras e serviços para a população. Ele destacou ainda as condições favoráveis da operação, afirmando que o Piauí está em situação financeira adequada para honrar os compromissos futuros.

Leia também