Alepi aprova comissões e estuda reajuste do piso dos professores

A reunião foi aberta pelo presidente Franzé Silva e presidida pelo deputado Gil Carlos (PT).

Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou na manhã desta terça-feira (28), a formação de quatro comissões técnicas e aprovou cinco matérias em seu primeiro dia de atividade legislativa. A reunião foi presidida pelo deputado estadual, Gil Carlos (PT). 

Durante o ato, foram instaladas as comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Administração Pública e Política Social, de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação e de Saúde, Educação e Cultura. 

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Portal Correio Piauiense
Reunião da formação das comissões técnicas

Em entrevista a imprensa, o presidente da Alepi, deputado estadual, Franzé Silva (PT), ressaltou a importância da aprovação das comissões e destacou que uma das matérias que serão prioridades será o reajuste do piso salarial dos professores. 

“Acabamos de instalar a Comissão de Constituição de Justiça, finanças e administração, onde vai tramitar a maior parte das matérias. Mas já estamos solicitando as outras comissões que se reúnam ainda nessa semana para que na próxima já possa ter matéria para serem votadas no plenário. A idéia é que possamos correr com algumas matérias, em especial aquelas que têm um impacto forte na sociedade como é o caso do piso dos professores. Mas tem outras matérias importantes para a sociedade”, destacou. 

Ainda durante a coletiva, o presidente da Casa afirmou ainda que tem buscado diálogo com a Prefeitura de Teresina para coibir a crise do transporte público, mas ressaltou que a última palavra será do prefeito Dr. Pessoa. “Eu sou um dos que está intermediando esse debate, buscando dialogar com a prefeitura. Mas a palavra final é do prefeito. O gestor tem a atribuição maior em relação a isso. Nós acabamos sendo atores e estamos tentando interferir no processo de solução, mas a palavra final é de competência do poder executivo municipal e na parte legislativa da Câmara. Nós da Assembleia estamos juntamente com o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, buscando uma forma de contribuir com as possíveis soluções”, finalizou.

Vários deputados estaduais estiveram presentes na reunião, como a deputada Ana Paula (MDB), Aldo Gil (PP), Dr. Thales Coelho (PP), Evaldo Gomes (Solidariedade), Gessivaldo Isaías (Republicanos), Hélio Isaías (PT), Simone Pereira (MDB), Ziza Carvalho (MDB).

*Com apoio do repórter Mateus Rocha 

Leia também