ALEPI: alunos elegem 30 jovens que vão integrar o legislativo em janeiro
As eleições ocorreram na terça-feira (21), em 21 escolas da rede pública do Piauí.
Após uma acirrada disputa com a participação de 81 estudantes do Ensino Médio, representando 21 escolas da rede pública do Piauí, o resultado final das eleições do projeto 'Parlamento do Futuro' foi apresentado nesta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Ao todo, 30 jovens de 18 municípios assumirão mandato legislativo na ALEPI a partir de janeiro do próximo ano. Entre os eleitos está o estudante Ariolino Lima, da Escola Tertuliano Milton Brandão. Uma das propostas defendidas por ele foi sobre Educação e Cultura. Lima compartilha sua emoção ao representar sua escola no poder legislativo.
“É uma experiência única, vou levar para vida toda. Eu vi um desafio, estou muito ansioso para que chegue logo 2024. Tem muitas coisas que precisam ser mudadas, por exemplo, a atenção para nós, estudantes da escola pública, que somos carentes dessa atenção política”, concluiu.
“Leis Reais”
O presidente da Alepi, Franzé Silva (PT) afirmou que cada um dos 30 parlamentares do futuro será apadrinhado por algum deputado da Alepi, com direito a despachar dentro dos gabinetes e acesso às comissões técnicas, para o debate e estruturação de seus projetos.
“Após a aprovação, iremos levá-los a uma reunião com o governador Rafael Fonteles, onde faremos a recepção desses 30 projetos eleitos, para transformá-los em leis reais”, complementou.
Confira a lista de eleitos: