Aldo Gil propõe audiência pública para discutir grave situação da UESPI
Nesta semana, o deputado se reuniu com comitiva de professores da instituição.
Em seu discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o deputado estadual Aldo Gil (PP), solicitou a realização de uma audiência pública para tratar de melhorias e investimentos para a Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A instituição tem enfrentado diversos problemas como falhas na infraestrutura, desabamento de tetos recentes, baixo quantitativo de professores, falta de reajuste salarial dos docentes, dentre outros gargalos na educação.
Nesta semana, o deputado esteve reunido com uma comitiva de professores da UESPI e discutiram pautas importantes que necessitam urgentemente de incentivos.
“Os professores pediram para agendar uma audiência pública para tratar do assunto do reajuste salarial dos professores da UESPI, dos quais 942 são efetivos, sendo 83% mestres e doutores, e desde 2013 não recebem reajustes, perdendo esse poder salarial para a inflação, causando uma defasagem salarial de 62% durante esse período", disse.
Em outro momento de seu discurso, o parlamentar pede atenção do governo do Estado para a universidade. "Gostaria de pedir ao governador Rafael Fonteles celeridade, porque o momento é de calamidade pública dentro do campus”, afirmou o deputado.