Facção é alvo de operação após usar falsas ações sociais para recrutar jovens em Altos
A operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (21). Foram cumpridos 32 mandados.
Um grupo criminoso foi alvo de uma operação policial na manhã desta terça-feira (21) no município de Altos, a cerca de 40 km de Teresina. De acordo com as investigações, a facção vinha realizando falsas ações sociais para aliciar e recrutar jovens da comunidade.
De acordo com as investigações, os criminosos simulavam doações de brinquedos no Dia das Crianças para ganhar a confiança da comunidade e atrair adolescentes. A ideia era fazer com que os jovens se aproximassem do grupo e passassem a participar de crimes como tráfico de drogas, roubos e homicídios.
Segundo o delegado Charles Pessoa, os líderes da facção definiam os locais das doações e orientavam os responsáveis a gravar vídeos das entregas para enviar ao comando, como prova da execução.
“A facção tem buscado usar falsas ações sociais como forma de manipular a comunidade e cooptar jovens. É uma tentativa de mascarar o crime com aparência de solidariedade. Não há tolerância com esse tipo de prática no Piauí”, afirmou o delegado.
A operação, realizada no âmbito do Pacto pela Ordem, teve como objetivo cumprir 32 medidas cautelares, entre mandados de prisão e busca e apreensão.
A ação contou com o apoio do BEPI, BOPE, FEISP, BOPAER, além das diretorias de Inteligência da Polícia Civil e da Secretaria da Segurança Pública.