VÍDEO: Clarão causado por meteoro assusta moradores no Piauí; entenda o fenômeno

Vários registros foram compartilhados nas redes sociais.

Um clarão iluminou o céu na madrugada deste sábado (13), por volta das 00h10. O fenômeno pôde ser visto em várias cidades do Piauí. O fato surpreendeu moradores, que relataram a situação nas redes sociais e compartilharam imagens capturadas por câmeras de segurança.

O clarão foi observado em localidades como Elesbão Veloso, Aroazes, Itainópolis, Conceição do Canindé, Massapê do Piauí, Campo Maior, Caridade, Jacobina do Piauí, Curral Novo, Belém do Piauí, Padre Marcos, Piracuruca, Piripiri, Francisco Macedo e Patos do Piauí. Moradores dessas cidades manifestaram perplexidade e preocupação ao observar o fenômeno.

Foto: Reprodução Redes Sociais
Fenômeno astronômico assusta pessoas no Piauí.

O meteorologista Werton Costa explicou que o clarão foi causado por um fireball da família das Delta Aquaridas. “Fenômenos luminosos astronômicos no céu do Piauí são mais comuns do que se imagina. Estamos falando de objetos metálicos e rochosos extraterrestres resultantes do processo de formação do sistema solar. Quando eles entram na nossa atmosfera em grande velocidade, sofrem atrito e se desintegram, produzindo um fenômeno luminoso que conhecemos como meteoros”, disse.

O Meterologista acrescenta ainda que esses objetos são rastreados a nível nacional por vários órgãos, como o INPE, e por organizações privadas, como a BRAMON. “No Piauí, a GSS faz um grande trabalho de monitoramento de fenômenos astronômicos. O período de julho a agosto é fértil para a visualização das chamadas estrelas cadentes, já que o céu está mais limpo, com poucas nuvens. Podemos apreciar as famílias das Delta Aquaridas, a chuva de meteoros comum nessa época. Não há risco para a sociedade, afinal, eles estão explodindo ou se incendiando lá em cima”, finalizou.

Veja o vídeo do fenômeno:

Leia também