Último dia: candidatos têm até às 23h59 para requerer reaplicação do Enem 2023

A reaplicação do exame está prevista para os dias 12 e 13 de dezembro.

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023 que perderam as provas têm até as 23h59 de hoje (20) para solicitar a reaplicação do exame. O pedido deve ser feito pela página do participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A reaplicação está prevista para os dias 12 e 13 de dezembro e é destinada a quem enfrentou problemas logísticos ou de saúde (doenças infectocontagiosas) nos dias das provas, realizadas entre os dias 04 e 12.

Foto: Érico Andrade/ G1
Enem 2023.

Podem requerer a reaplicação pessoas diagnosticadas com doenças infectocontagiosas durante um ou ambos os dias de prova, como: covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Para que o pedido de reaplicação seja analisado, o candidato deve seguir exigências específicas. É necessário anexar ao pedido um documento legível que comprove a condição, contendo: nome completo do participante; diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10); assinatura e identificação do profissional competente, acompanhada do respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

O Inep informa que aqueles que faltaram a qualquer um dos domingos por motivos que não se enquadram nos termos citados não têm direito à reaplicação.

Leia também