Prazo para inscrições no Fies termina sexta-feira (7); veja como participar
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do MEC.
Estão abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), programa do governo federal que ajuda estudantes a cursarem uma faculdade particular com financiamento das mensalidades. O prazo para se inscrever vai até esta sexta-feira (07) e o processo é feito pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).
Neste ano, estão sendo oferecidas 67 mil vagas. Metade delas é destinada ao Fies Social, modalidade voltada para estudantes de baixa renda. Para se encaixar nessa categoria, é preciso ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Como funciona o processo seletivo?
📌 18 de fevereiro – Sai a lista dos candidatos pré-selecionados.
📌 19 a 21 de fevereiro – Quem for selecionado precisa complementar a inscrição e confirmar os dados.
📌 25 de fevereiro a 9 de abril – Quem não for selecionado na primeira chamada entra automaticamente na lista de espera e pode ser chamado nesse período.
O Fies financia cursos de graduação em faculdades privadas que tenham boas avaliações no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O estudante só começa a pagar o financiamento depois de se formar.
Já o Fies Social, criado pela Resolução nº 58/2024, tem condições especiais para quem mais precisa: 50% das vagas são reservadas para essa modalidade, e o financiamento pode cobrir até 100% da mensalidade.