Policia Federal deflagra Operação Tratado de Tordesilhas no Piauí

Está é a segunda ação da PF relacionada a prática de crimes a bens públicos federais.

Na manhã desta quinta-feira (6), a Polícia Rodoviária Federal no Piauí deflagrou a Operação Tratado de Tordesilhas 2 e cumpriu 14 mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios piauienses de Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba e Teresina.

Conforme informações da PF, a operação investiga a prática de crimes relacionados a bens públicos federais no âmbito do Programa de Regularização Fundiária Reurb no município de Cajueiro da Praia/PI e contou com a participação de mais de 60 policiais federais.

Foto: Divulgação/Policia Federal
Polícia Federal.

Ainda de acordo com a polícia, foram constatados indícios de corrupção envolvendo agentes públicos da prefeitura de Cajueiro da Praia. Por isso, foi solicitado ao Tribunal de Justiça do Piauí o afastamento de servidores públicos municipais e do tabelião do cartório, suspeitos de participar do esquema.

Os investigados poderão responder por crimes como organização criminosa, estelionato na modalidade de disposição de coisa alheia como própria, falsidade ideológica, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, entre outros que possam ser identificados posteriormente.

Operação Tratado de Tordesilhas

A primeira operção ocorreu em novembro de 2023. Após diligências, as investigações apontaram servidores públicos do município envolvidos no recebimento de vantagens indevidas e na utilização de contas de terceiros para ocultar a origem dos valores obtidos ilicitamente.

Leia também