Piauí lidera desmatamento no país, diz SOS Mata Atlântica

O percentual é de aproximadamente 42% de desflorestamento no país.

O Piauí lidera o desmatamento da Mata Atlântica no Brasil, com aproximadamente 42% do desflorestamento total em 2022-2023. Conforme os dados divulgados nesta terça-feira (21), pela Fundação SOS Mata Atlântica, o estado aparece com duas cidades representando 95% da área desmatada no estado.

De acordo com os dados no Atlas da Mata Atlântica e no Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica, o Piauí encabeça o topo da lista dos 10 municípios com maiores áreas devastadas no país e mostra que o estado Piauiense vem na contramão do país, que teve redução de 27% no desmatamento no mesmo período.

Foto: ASCOM
Fundação SOS Mata Atlântica.

Ainda de acordo com os dados o bioma, apontado como um dos prioritários no mundo para ser restaurado, está presente em 17 estados e teve redução no desflorestamento na maior parte deles. Com destaque para Minas Gerais (MG), Paraná (PR) e Santa Catarina (SC), que tiveram queda de 57%, 78% e 86%, respectivamente.

Os 10 municípios com maiores áreas desflorestadas acumularam 30% do desflorestamento total do país. As cidades vizinhas de Manoel Emídio e Alvorada do Gurguéia, no Piauí, lideraram a lista e representam 95% da área devastada no estado. As demais cidades estão localizadas nos estados do MS, BA e MG.

Os dados completos e detalhados estão disponíveis no relatório do Atlas da Mata Atlântica 2022-2023 e no painel do SAD Mata Atlântica.

Leia também