Ministra da Cultura vem a Teresina para homenagem à 1° Advogada Esperança Garcia

O evento acontece na próxima terça-feira (07), às 11h, na sede da OAB-PI.

Como forma de homenagear uma das mulheres mais importantes do Direito no país, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, realizará uma homenagem à primeira Advogada do Brasil, Esperança Garcia. A cerimônia contará com a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes. O evento acontece na próxima terça-feira (07), às 11h, na sede da OAB-PI. 

Durante o evento, a Ministra juntamente com os representantes do órgão vão inaugurar o busto de Esperança Garcia. A estátua está sendo criada pelo artista Braga Tepi, com base no rosto escupido por uma tela criada pela artista plástica piauiense, Dora Parente, vencedora de um concurso realizado pelo Conselho Estadual de Cultura.

O busto será doado pelo Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura. Para o presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, o busto é uma homenagem do Piauí para o Brasil. “O símbolo do protagonismo da primeira Advogada do Brasil será instalado não só na Seccional, mas também na sede do Conselho Federal, em Brasília. A obra tem um grande valor para a história do Direito”, pontuou o presidente.

O secretário de Cultura do Piauí, Carlos Anchieta, ressaltou a importância desta solenidade. “É um grande reconhecimento do Governo do Estado em conjunto com a Secretaria de Cultura e uma honra da OAB nacional de ter identificado e reconhecido à Esperança Garcia como a primeira Advogada do Brasil”, frisou.

Esperança Garcia

Em novembro de 2022, o Conselho Federal da OAB, reconheceu Esperança Garcia como a primeira Advogada do Brasil. Símbolo de resistência, Esperança lutou pelo Direito e sua natureza jurídica foi percebida logo cedo, quando, escreveu uma petição ao então Governador da Capitania de São José do Piauí denunciando os maus-tratos que ela e sua família sofriam.

Leia também