Mais de 3 mil escolas do Piauí participam de mobilização contra a dengue
A iniciativa marca o esforço dos Ministérios da Saúde e Educação, em combate ao Aedes aegypti.
Nesta quarta-feira (28), os Ministérios da Saúde e da Educação lançaram uma campanha para combater o mosquito Aedes aegypti. A ação faz parte da retomada do Programa Saúde na Escola.
A mobilização nas escolas públicas, de todo o país, tem o objetivo de conscientizar sobre o aumento de casos de dengue no Brasil e combater o mosquito transmissor. A união de esforços dos Ministérios destaca a urgência de enfrentar essa questão. A ação acontecerá em 20 semanas de atividades e engajamento das comunidades escolares, alcançando 25 milhões de estudantes em mais de 102 mil instituições públicas de ensino, sendo 3.273 no Piauí.
De acordo com levantamentos do Ministério da Saúde, 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos domicílios, o que torna importante a participação da comunidade na prevenção. Por isso, foi ampliado para R$ 1,5 bilhão o apoio aos estados e municípios.
O Programa Saúde na Escola, resultado da parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, promove saúde e educação integral desde 2007. Em 2023, foi ampliado para incluir temas como prevenção de violências, direitos humanos e saúde sexual e reprodutiva, alcançando um recorde histórico de adesões.
Durante a mobilização "Brasil unido contra a dengue", as escolas realizarão diversas atividades para sensibilizar os alunos, incluindo gincanas, teatros educativos, oficinas criativas, palestras e concursos. Além disso, serão divulgados guias educativos, podcasts, vídeos e lives com especialistas para envolver toda a população no combate ao mosquito Aedes aegypti.