Mais de 25 toneladas de agrotóxicos vencidos são interditadas em Bom Jesus
Fiscalização identifica grandes quantidades de produtos fora da validade em empresas do setor.
Cerca de 24 toneladas de agrotóxicos vencidos foram apreendidas durante uma ação de fiscalização realizada no início deste mês pela Unidade de Sanidade Animal e Vegetal (Usav) de Bom Jesus, no Sul do Piauí. Além disso, também foram apreendidos 4.740 litros de herbicidas, 185 kg de inseticida e 20 litros de fungicidas.
O flagrante ocorreu em empresas que comercializam esses produtos, sendo emitidos três autos de interdição, três termos de fiscalização e um laudo de vistoria para a renovação de registros.
Os produtos interditados foram armazenados de forma isolada, e não houve autuação das empresas, que foram notificadas para que os itens sejam devolvidos aos fabricantes dentro de 30 dias.
A medida visa garantir a destinação correta e segura dos produtos, seguindo as exigências da legislação federal e estadual. A devolução só poderá ser feita após a emissão de auto de desinterdição pelos fiscais da Adapi, que confirmarão a verificação e o recolhimento dos itens.
O gerente de Defesa Vegetal da Adapi, Ozael David, alertou para a necessidade de os usuários adquirirem apenas produtos dentro do prazo de validade, registrados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e comercializados em lojas registradas pela agência.
Em cinco anos, cerca de 40 estabelecimentos foram autuados por uso inadequado ou comercialização indevida de agrotóxicos no Piauí.