Enem 2023: mais de 99 mil estudantes fazem o exame neste domingo no Piauí

O Correio Piauiense reúne todas as informações que os estudantes precisam saber sobre o exame.

Quase 100 mil candidatos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Piauí este ano, representando um aumento de 12% no número de candidatos em comparação com o ano de 2022. Assim como nos anos anteriores, as provas serão aplicadas em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro. A abertura dos portões está programada para às 12h.

Nesta reportagem, o Correio Piauiense reúne todas as informações que os estudantes precisam saber sobre o exame, como datas, horários, o que podem e o que não podem levar. Confira:

Foto: Júlio César Costa
Enem 2023.

Provas

Neste primeiro dia de prova, os candidatos responderão a 45 questões de linguagens, sendo 40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol, além de 45 questões de ciências humanas e redação.

No segundo dia, que será em 12 de novembro, os candidatos responderão a 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

Horários de aplicação

A abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h. O início das provas está previsto para às 13h30 no primeiro dia, e o término das provas no primeiro dia será às 19h. No segundo dia, o término das provas será às 18h30.

Importante ressaltar que o candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos do tempo de prova. O Inep recomenda que o candidato imprima o "cartão" e o leve no dia do Enem, mas isso não é obrigatório.

Locais de provas

Veja com antecedência como chegar ao local de prova, calculando o tempo que levará usando o meio de transporte planejado. Os alunos que forem designados para realizar o exame em locais que ultrapassem essa distância terão a oportunidade de reagendar as datas de aplicação do exame. Um dos critérios para a definição dos locais de prova é que eles estejam localizados a uma distância máxima de 30 km das residências dos inscritos.

Transporte

Neste ano, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) disponibilizará 100 veículos duas horas antes da abertura dos portões, quando há um maior número de estudantes. Esses ônibus serão destinados tanto para os locais das provas como para o retorno dos estudantes às suas casas.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disponibilizou aos estudantes da rede estadual de ensino o passe livre estudantil com gratuidade até o local de aplicação das provas.

Documentos necessários

Os documentos necessários para a identificação do candidato devem ser originais e conter foto. Algumas versões digitais serão aceitas, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal; capturas de tela não serão consideradas válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará proibido.

O que levar

Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;

Cartão de confirmação de inscrição;

Lanche e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo).

Artigos religiosos (como quipá e véu) e materiais de acessibilidade (como máquinas de escrever em braille, sorobã, lupa, etc.) são permitidos, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais.

O que não pode levar

Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;

Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;

Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;

Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas. Se o candidato portar uma autorização para o porte de armas, deverá informar ao chefe da sala de aplicação da prova. Nesse caso, será necessário realizar o exame em um espaço separado dos demais alunos.

Para que serve a nota do Enem?

O exame abre portas para as universidades de todo o país. As notas das provas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Leia também