Enem 2023: gabarito oficial será divulgado nesta terça-feira (14)

Os dados serão disponibilizados no portal do Inep.

O gabarito oficial e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023 serão divulgados às 19h desta terça-feira (14). No Piauí, aproximadamente 99.644 pessoas se inscreveram para realizar a prova, resultando no quinto maior número de inscritos no país. Além disso, o estado teve a 4ª menor taxa de abstenção, ficando atrás somente de Rio Grande do Norte, Sergipe e Ceará.

Os participantes poderão ter acesso aos materiais por meio do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Foto: Agência Brasil
Enem 2023.

No primeiro dia do exame, em que foram aplicadas as provas de linguagens (português, língua estrangeira, artes e educação física) e de ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia), e a redação, 26% dos inscritos não compareceram ao local de aplicação.

Já no segundo dia, quando foi a vez das provas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia), 30% dos inscritos, totalizando 28.787 pessoas, não fizeram o exame. Com isso, o estado teve a 4ª menor abstenção do país, ficando atrás somente do Rio Grande do Norte (27.79%), Sergipe (27.93%) e Ceará (28.10%).

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio Piauiense
 Enem 2023.

No Piauí, a aplicação do exame aconteceu em 33 municípios e em 288 locais, com 3.259 salas de aplicação de provas.

Reaplicação do Enem

O prazo para solicitar a reaplicação do Enem segue até sexta-feira (17), na Página do Participante. Aqueles que faltaram por questões logísticas ou por doenças infectocontagiosas, conforme previsto no edital, podem requerer a realização das provas nos dias 12 e 13 de dezembro. Isso também se aplica às pessoas alocadas em locais de prova distantes mais de 30 quilômetros do endereço de residência informado na inscrição.

Para que serve a nota do Enem?

O exame abre portas para universidades em todo o país. As notas das provas podem ser utilizadas para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Leia também