Defesa Civil alerta para risco de Leptospirose nesse período de chuva no Piauí

A doença é causada pela exposição a uma bactéria presente na urina de ratos infectados.

Com o período chuvoso, o perigo de entrar em contato com água contaminada durante as enxurradas aumenta. Além dos danos visíveis causados pelos alagamentos, as águas das enchentes representam uma ameaça à saúde pública, podendo transmitir doenças graves como a leptospirose. Devido a essa situação, a Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) emite um alerta crucial em meio às intensas chuvas que assolam o estado.

Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, destaca que o acúmulo de água não apenas facilita o transporte de detritos e objetos, mas também o de patógenos e vetores transmissores de doenças. É fundamental estar alerta e adotar medidas de prevenção para evitar riscos à saúde durante esse período crítico de chuvas.

Foto: Reprodução/ Ascom
Período chuvoso.

“A Defesa Civil, amparada no protocolo de proteção à vida, sempre recomenda que as pessoas tenham muito cuidado com as áreas de alagamento. É muito comum situações em que pessoas literalmente caminham em meio às águas. Ali nós temos um período potencial para a transmissão de algumas doenças muito conhecidas, principalmente à leptospirose, uma doença causada pela exposição a uma bactéria presente na urina de ratos infectados”, explica o diretor.

Outras orientações e cuidados:

A água para o consumo humano deve ser filtrada e fervida antes de beber, uma ação simples que elimina vírus, bactérias ou parasitas, segundo o Ministério da Saúde. Na hora de comer, os alimentos devem ser bem cozidos; os industrializados dentro do prazo de validade podem ser limpos com a mesma quantia de hipoclorito de sódio para um litro de água, conforme indicado para os alimentos.

Nunca comer alimentos úmidos, mofados ou murchos, com cheiro, cor, aspectos fora do normal. Não ingerir carne, frango, peixe, ovos, leites crus ou mal cozidos. Após as águas baixarem, começa o processo de limpeza, então, é bom tomar alguns cuidados, como usar calça comprida, botas e luvas.

Evite a presença de ratos; mantenha alimentos guardados em recipientes bem fechados, resistentes e locais altos, fora do alcance dos ratos. Em caso de picada, o atendimento médico deve ser procurado com urgência.

Leia também