Concurso da Alepi será realizado neste domingo (14) em Teresina

Provas serão aplicadas em dois turnos, manhã para nível médio e tarde para nível superior

Neste domingo (14), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) conduzirá o aguardado concurso, contemplando mais de 13 mil candidatos em Teresina. O certame, que oferece 201 vagas divididas entre nível médio e superior, busca não apenas preencher quadros, mas promover a inclusão e acessibilidade, com medidas específicas para garantir condições equitativas aos participantes.

O concurso da Alepi, que atraiu 13.895 candidatos, destaca-se não apenas pela busca de novos profissionais, mas também pela atenção às necessidades específicas dos participantes.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio Piauiense
Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

A instituição, em parceria com a banca organizadora, implementou medidas inclusivas para assegurar que todos os candidatos tenham oportunidades iguais durante o processo seletivo.

Dentre as ações adotadas para promover inclusão e acessibilidade, destaca-se o suporte especial a 181 candidatos durante o exame. O cronograma do certame abrange cadeiras específicas para canhotos, tempo adicional de prova para candidatos com TDAH, suporte a cadeirantes, prova com letras ampliadas, ledores para deficientes visuais e transcritores.

As provas serão realizadas em dois turnos, sendo pela manhã para os candidatos de nível médio e à tarde para os de nível superior. Locais estrategicamente distribuídos pela cidade garantem a logística e comodidade necessárias aos participantes.

O presidente da Alepi, Franzé Silva, enfatiza a importância dessas medidas para tornar o concurso mais inclusivo. "A nossa gestão acredita que a Assembleia Legislativa, ao realizar esse concurso, vai aperfeiçoar mais o trabalho do Parlamento piauiense para a população, garantindo mais qualidade e eficiência na atuação do Legislativo", destaca o presidente.

O edital, considerado a lei do concurso, assegura suporte aos candidatos, incluindo salas individuais para autistas, atenção especial a gestantes e lactantes, além de tradutor e intérprete de Libras. A Alepi reforça que, além de preencher vagas, o concurso contribuirá para aprimorar o trabalho do Legislativo piauiense, fortalecendo a qualidade e eficiência na atuação parlamentar.

Confira os locais das provas:

1. CEEP Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez - Premen Sul
2. CEEP João Mendes Olímpio Filho - Premen Norte
3. EM Eurípedes de Aguiar
4. Unidade Escolar Benajamin Batista
5. CET Zacarias de Goes - Liceu Piauiense
6. EM Simões Filho
7. CEEP José Pacífico de Moura Neto
8. Unidade Escolar Governador João Clímaco de Almeida
9.CEEP Paulo Ferraz
10. CETI Helvídi Nunes
11. Unidade Escolar Professor Felismino Freitas - Mocambinho I (Atendimento 12. Especial)
12. Unidade Escolar Cristini Catelo Branco
13. CETI Professor Edgar Tito
14. CETI João João Henrique de Almeida Sousa
15. CETI Professor Pinheiro Machado
16. Unidade Escolar Santa Inês
17. CETI Maria Modestina Bezerra
18.CETI Gabriel Ferreira
19. Unidade Escolar Severiano Sousa
20. Unidade Escolar Dom Severino
21. Ceja Professor Cláudio Ferreira
22. Unidade Escolar Raimundo Wall Ferraz
23. CETI Joel Ribeiro

Leia também