Busto de Esperança Garcia é inaugurado por Ministra da Cultura em Teresina
Esperança Garcia é considerada a primeira advogada do Brasil.
Em homenagem à primeira mulher advogada do Brasil, o busto de Esperança Garcia foi inaugurado nesta terça-feira (07) na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. A cerimônia contou com a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes que prestou homenagem à advogada, na semana da mulher.
A estrutura esculpida foi criada pelo artista Braga Tepi, com base no rosto produzido por uma tela da artista plástica piauiense, Dora Parente, vencedora de um concurso realizado pelo Conselho Estadual de Cultura.
A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, discussou sobre memória, história e representatividade. "A memória que nos traz aqui hoje é de dor, de luta, mas também de coragem, resistência e de desejo de liberdade. Viemos celebrar a coragem e a esperança que é o seu nome próprio e não é atoa, é prenúncio. Precisamos de muitas narrativas para construir a verdadeira história do Brasil e ver a história ser reclamada por essa mulher é edificante é potente", ressaltou.
A secretária Estadual da Mulher no Piauí, Zenaide Lustosa, fala do protagonismo de Esperança Garcia e como se torna mais importante com a presença da Ministra Margareth Menezes no ato de inauguração. "Estar aqui nesse momento é muito importante, porque vemos a valorização da Esperança Garcia que hoje tem o protagonismo Internacional. Uma mulher negra que desconstrói toda uma sociedade racista, escravagista e machista. Então é um referencial a Ministra estar presente nesse momento, porque observamos a importância da cultura na construção de uma sociedade igualitária e que possamos avançar pra que mulheres e homens tenham os mesmos espaços no sentido de igualdade", afirma.
O busto foi doado pelo Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura. Para o presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, o busto é uma homenagem do Piauí para o Brasil. “O símbolo do protagonismo da primeira Advogada do Brasil será instalado não só na Seccional, mas também na sede do Conselho Federal, em Brasília. A obra tem um grande valor para a história do Direito”, pontuou o presidente.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), em seu discurso falou em ampliação de recursos para a cultura, mesmo em tempos adversos. "Não há lugar desenvolvido, se não houver cultura desenvolvida. Mesmo em tempos adversos, nós mais do que dobramos os recursos para a cultura do governo do Estado. Aqui temos uma declaração clara, os vários segmentos sociais que estão aqui representados dessa alegria e orgulho que estamos sentindo da homenagem feita imortalizada nesse busto à Esperança Garcia, colocado na sede da OAB-PI. Esperança é realmente uma heroína, uma mulher de luta que representa a luta do nosso povo e temos que valorizar esse momento", disse Rafael.
A solenidade contou com a presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), do Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT), do deputado estadual, Fábio Novo (PT), entre outras autoridades.
Esperança Garcia
Em novembro de 2022, o Conselho Federal da OAB, reconheceu Esperança Garcia como a primeira Advogada do Brasil. Símbolo de resistência, Esperança lutou pelo Direito e sua natureza jurídica foi percebida logo cedo, quando, escreveu uma petição ao então Governador da Capitania de São José do Piauí denunciando os maus-tratos que ela e sua família sofriam.