Real Madrid: 122 anos do maior clube de futebol do mundo

O CP esportes detalhou abaixo algumas eras que o clube viveu.

Nesta quarta-feira (6) o Real Madrid Clube de Futebol comemora 122 anos de existência. Um século depois, o clube espanhol é referência no desporto mundial com as suas 25  Taças de Campeões Europeus  (14 de futebol e 11 de basquetebol) e tem a honra de ser eleito pela FIFA o  Melhor Clube do Século XX.

Além de todas essas conquistas o clube é um dos poucos times que podem contar em sua história o celeiro de craques que vestiram a camisa madrilhena no passado e presente.

Foto: Redes Sociais
Estádio Santiago Bernabeu.

História

Fundado em 1902 o Real Madrid, foi criado após a Espanha viver um período de difusão e surgimento de vários clubes de futebol. É nesse contexto, que em 6 de março daquele ano, os irmãos Juan e Carlos Padrós, criaram o Madrid Football Club, que somente em 1920 teria seu nome mudado para o atual: Real Madrid Club de Fútbol.

O Real Madrid foi inspirado no Corinthian FC, um clube amador de Londres que viajou pelo mundo no começo do século passado, para difundir a prática do futebol. Esse time também inspirou a criação de um dos maiores clubes do Brasil, o Corinthians.

O CP esportes detalhou abaixo algumas eras que o clube viveu e descreveu todos os seus títulos após a sua criaação e os craques mundiais que vestiram a camisa do clube.

A Era dos “Cinco Dedos de Uma Mão” (1955-1960)

A primeira era dourada do Real Madrid começou nos anos 1950, com a chegada de jogadores lendários como Alfredo Di Stéfano, Ferenc Puskás, Raymond Kopa e Francisco Gento. Durante esse período, o clube conquistou cinco títulos consecutivos da Liga dos Campeões da Europa (1955-1960), um feito jamais repetido na história do torneio.

Foto: Reprodução
Real Madrid, o dono da Europa: 1955-60.

Esse período o clube registrou na história uma das vitórias mais marcantes dessa época. Um triunfo por 7 a 3 sobre o Eintracht Frankfurt na final de 1960, considerada uma das maiores exibições de futebol já vistas.

A Década de Ouro dos Galácticos (2000-2009)

No início dos anos 2000, o Real Madrid adotou uma política de contratação de estrelas internacionais, como Luís Figo, Zinedine Zidane, Ronaldo Nazário e David Beckham. Essa geração, apelidada de “Galácticos”, conquistou vários títulos nacionais e internacionais, incluindo a Liga dos Campeões de 2002, com um gol antológico de Zidane na final contra o Bayer Leverkusen.

Foto: Redes Sociais
Liga dos Campeões de 2002, com um gol antológico de Zidane na final.

"La Décima" e a Era Cristiano Ronaldo (2009-2018)

Com a chegada de Cristiano Ronaldo em 2009, o Real Madrid entrou em uma nova fase de domínio no futebol mundial. Além de conquistar títulos do Campeonato Espanhol e da Copa do Rey, o clube venceu quatro edições da Liga dos Campeões em cinco anos (2014, 2016, 2017 e 2018).

Foto: Redes Sociais
Conquista da "La Décima".

A vitória na final de 2014 contra o Atlético de Madrid, conhecida como “La Décima”, marcou o retorno do clube ao topo do futebol europeu. Foi um dos mais importantes marcos na história dos merengues, que colocou Cristiano Ronaldo no topo dos maiores jogadores de todos os tempos.

O Tricampeonato da Liga dos Campeões (2016-2018)

Sob o comando de Zinedine Zidane como técnico, o Real Madrid conquistou um feito histórico ao vencer a Liga dos Campeões por três vezes consecutivas (2016-2018). Essa sequência de títulos inclui vitórias emocionantes, como a virada sobre o Paris Saint-Germain nas oitavas de final em 2018 e a goleada por 3 a 1 sobre o Liverpool, na final do mesmo ano.

Foto: Reprodução
Real Madrid Tri campeão da Champions League.

O tricampeonato da Liga dos Campeões entre 2016 e 2018 foi um período histórico e marcante para o time espanhol. Durante esses três anos, o clube mostrou seu domínio absoluto no cenário europeu e se consolidou como uma das maiores potências do futebol mundial.

Vale lembrar que o clube ainda é o maior campeão espanhol com 35 títulos e o maior vencedor de mundiais de clubes com cinco títulos conquistados.

Real Madrid: O “rei da Europa”

Com tantos altos e baixos, o Real Madrid realmente é um time que representa a história dos seus milhões de torcedores. Mesmo nos períodos mais difíceis, nunca deixou de acreditar nos seus jogadores e de implemnentar a sua identidade vencedora. Com força e garra, a equipe sempre conseguiu se erguer e se destacar como um verdadeiro “rei da Europa”.

Leia também