Fifa anuncia o Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Essa é a décima edição da principal competição de seleções feminina.

Nesta sexta-feira (17), a Fifa anunciou o Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. A candidatura brasileira superou a europeia, formada por Holanda, Alemanha e Bélgica, por 119 votos a 78, durante o congresso da entidade realizado em Bangkok, na Tailândia.

A décima edição da principal competição de seleções do futebol feminino será a primeira disputada na América do Sul. Por ser o anfitrião da competição, o Brasil já está automaticamente classificado.

Foto: Thais Magalhães/CBF
Taça da Copa do Mundo Feminina é exibida no Cristo Redentor.

Conforme informado pela Fifa, os demais nove países da Conmebol vão disputar três vagas. O Mundial Feminino de 2027 será o segundo com 32 seleções participantes, repetindo o formato da Copa de 2023, vencida pela Espanha.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues, subiu ao palco e, emocionado, enalteceu o trabalho feito pelas mulheres integrantes do comitê de candidatura do país.

"Desde que o Brasil se candidatou, este foi um trabalho muito competente e que não foi do presidente. Nós confiamos plenamente nas mulheres que desenvolveram esse trabalho", disse o dirigente brasileiro.

Alguns fatores foram decisivos para o Brasil conseguir ser mais bem avaliado: estádios, hospedagem e locais oferecidos para a Fifa organizar o Fan Festival. A previsão é que a partida de abertura seja disputada no dia 24 de junho (uma quinta-feira) e a final em 25 de julho (domingo), ambas no Maracanã.

Leia também