Uespi abre 220 vagas para cursos de idiomas para crianças

Inscrições começam dia 4 de abril; aulas serão presenciais e online.

O Departamento de Línguas da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) abriu 220 vagas para cursos gratuitos de idiomas voltados a crianças de 7 a 11 anos. As inscrições acontecem entre os dias 4 e 8 de abril, exclusivamente pela internet. (Veja o edital completo ao fim da reportagem).

São oferecidos cursos nas áreas de inglês, espanhol, francês, Libras e português, com turmas nos níveis inicial e intermediário. As aulas acontecerão em formato presencial e online, o que permite que estudantes de outras cidades também possam participar na modalidade virtual.

Foto: Reprodução/ Ascom
Uespi oferece aulas gratuitas de idiomas para crianças.

Os cursos presenciais serão realizados no Instituto Antonino Freire, no centro de Teresina. Já os encontros online seguirão os horários e cronogramas definidos no edital.

Quem pode participar?

Podem se inscrever crianças com idade entre 7 e 11 anos, nascidas entre 2013 e 2017, que estejam cursando o Ensino Fundamental em 2025.

Das 220 vagas disponíveis, 50% são destinadas a ações afirmativas, divididas da seguinte forma:

  • 45% para estudantes de escolas públicas
  • 45% para crianças negras (pretas e pardas), indígenas e quilombolas
  • 10% para crianças com deficiência

Como se inscrever?

O cadastro e a inscrição devem ser feitos com o CPF da criança. Os pais ou responsáveis legais podem realizar o cadastro antecipadamente pelo site.

As inscrições estarão disponíveis a partir das 12h do dia 4 de abril (sexta-feira) e seguem até o meio-dia do dia 8 de abril (terça-feira).

Documentação obrigatória

Para os candidatos que concorrem pelas vagas de ações afirmativas, será necessário enviar:

  • Comprovante de matrícula em escola pública
  • Documentos que comprovem etnia (se for o caso)
  • Laudo médico (para pessoas com deficiência)
  • Documentação pessoal, conforme exigido no edital

Em entrevista ao Correio Piauiense, a coordenadora de cursos livres da Uespi, Rosiana Dantas, destaca o papel social e inclusivo da iniciativa. "A Uespi tem uma visão ampla do contexto educativo, não só para estudantes de graduação, mas também para a extensão. O curso de idioma para crianças amplia a visão delas como cidadãs, promovendo contato com outras culturas e fortalecendo a inclusão, principalmente com Libras, que é fundamental para desenvolver a sensibilidade social desde cedo", explicou. 

Veja o edital completo

Leia também