Rafael Fonteles anuncia concurso público com 400 vagas para Polícia Penal

Em 2025, há previsão para novos concursos em diversas áreas da saúde, educação e segurança.

Na manhã desta quinta-feira (11), o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), divulgou a autorização para a realização de um concurso público que contempla 400 vagas, sendo 200 destinadas ao cadastro de reserva, para a Polícia Penal do Estado. O processo seletivo está previsto para ocorrer ainda neste semestre.

O gestor também comunicou a previsão de um concurso público em 2025, abrangendo áreas essenciais como saúde, educação e segurança da Polícia Civil. Na publicação, Fonteles esclareceu que já instruiu a equipe econômica do Estado a incluir essas propostas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a ser encaminhada em abril para apreciação da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI).

Foto: Reprodução/ Ascom
Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT).

Outros concursos também foram mencionados na publicação, incluindo 110 vagas para Analista Governamental (Sead e Seplan), nas áreas de Gestão Pública, Infraestrutura e Tecnologia da Informação, além de Analista Previdenciário (Piauí Previdência).

Segurança 

No mesmo comunicado, o governador informou sobre a nomeação de 200 novos bombeiros militares, em processo de formação, com previsão de conclusão ainda neste ano. A nomeação desses profissionais está programada para ocorrer no decorrer deste semestre.

No contexto da segurança pública, o governador assegurou que, ainda hoje à noite, serão concluídos os processos de formação e nomeação de mais 350 novos policiais militares. Esta iniciativa integra um total de mais de 1.450 policiais militares nomeados em menos de 13 meses de governo. Fonteles afirmou, ainda, que estão previstas convocações para mais 500 novos aprovados realizarem o curso de formação da PM ainda neste ano.

Leia também