Piauí possui cerca de 4 mil Jovens Aprendizes contratados
Para as vagas de Aprendiz PCD, os interessados devem comparecer presencialmente na sede do CIEE.
A contratação de jovens aprendizes e aprendizes com deficiência (PCD) tem crescido no Piauí. Segundo dados do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), cerca de 4 mil jovens estão contratados no estado e sendo inseridos nessa modalidade do mercado de trabalho. Para aqueles que desejam buscar oportunidades de estágio por meio do CIEE, a instituição disponibiliza o aplicativo "Meu CIEE", que permite aos jovens cadastrarem seus currículos e se candidatarem a vagas de estágio. Os interessados também podem acessar ao site portal.ciee.org.br/para-voce/saber-virtual/
Samila Lopes, supervisora do CIEE no Piauí, destaca como funciona o processo seletivo. “Para as vagas de estágio e aprendiz, todos os estudantes devem baixar o aplicativo: Meu CIEE. Nele os candidatos verão todas as vagas disponíveis. No Piauí, nós temos cerca de 4 mil aprendizes contratados e para a contratação, as empresas são notificadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) para cumprirem a cota de aprendiz. Importante lembrar que, caso a empresa não cumpra a cota, será multada pelo MTP. Porém, o Piauí não tem esse problema, pois as empresas cumprem rigorosamente”, informou a supervisora.
Atualmente, mais de 460 mil jovens aprendizes no Brasil. De acordo com a Lei de Aprendizagem, dos anos 2000, o volume de trabalhadores dessa modalidade deveria representar no mínimo 5% e no máximo 15% do quadro de funcionários em cada empresa.
Eduardo Silva, jovem aprendiz contratado para auxiliar administrativo numa livraria, comenta a importância dessa oportunidade. “Sou estudante de técnico em administração e essa oportunidade pode me proporcionar mais conhecimento e aliar os meus estudos à prática. Quero aprender mais e mais nessa área de trabalho e crescer profissionalmente”, disse o aprendiz.
Para as vagas de Aprendiz PCD, os interessados devem comparecer presencialmente na sede do CIEE, localizada na Avenida Senador Arêa Leão, Nº 2185, Manhattan River Center, zona leste de Teresina, e entregar o laudo médico para análise. Uma vez aprovados, a contratação é realizada de forma imediata, sem que haja requisitos de idade para as pessoas com deficiência.